terça-feira, 12 de outubro de 2004

Os 20 ensinamentos do Mestre Funakoshi



1.
O karate inicia-se e termina com saudações

A saudação é símbolo de respeito: respeito a nós próprios, para com os companheiros, ao professor, ao Dojo, ao fundador do estilo, ao Karate em si mesmo, etc. A saudação faz com que sejamos uns seres respeitosos e perante o olhar dos outros faz-nos mais sociáveis.


2.
No karate não existem golpes de agressão

Devemos utilizar o Karate para nos defender, nunca para agredir o outro. Todos os katas começam com uma técnica defensiva, o que quer dizer que o Karate é uma Arte Marcial não violenta.

3.
O karate apoia o caminho da razão

Este é um dos preceitos do Bushido. O Budo deve sempre servir a justiça. A intenção do Karate é ajudar os outros.


4.
Conheça-se a si próprio antes de julgar os outros

Um conhecido provérbio oriental diz: “São os nossos próprios defeitos que nos fazem conhecer os dos outros”. Conhece os teus vícios, os teus temores, e conhecendo-te a ti próprio poderás chegar a conhecer as fraquezas dos outros.

5.
A principio lapidar o espírito, depois a técnica

É vital treinar tendo sempre como fim desenvolver Espírito-Corpo-Mente ao mesmo tempo. O desenvolvimento de uma boa atitude mental leva muito tempo, mas os seus resultados permanecerão para sempre. Pelo contrário, todos sabemos que as conquistas físicas são efémeras.


6.
Evitar o descontrole do equilíbrio mental

O nosso espírito deve permanecer puro e as nossas acções devem ser boas. Devemos conservar-nos como o estudante novato: em estado de pureza e sempre disposto a aprender.


7.
A falha surge com a acomodação mental e física

Pode acontecer que um excesso de confiança durante um combate propicie a que o adversário nos vença com uma técnica de efeito. Devemos estar sempre alerta e esperar qualquer possível ataque inimigo.


8.
O karate não se limita apenas ao Dojo

Quando se entra profundamente na Arte, chegamos a perceber que já faz parte da nossa vida. O Karate é em si mesmo uma forma de vida, um modo diferente de pensar e agir perante qualquer coisa. Devemos pensar e agir sempre dentro do espírito do karate.


9.
A essência do karate descobre-se no decorrer da vida

Em Karate não se trata de chegar a cinto negro nem ser campeão de tal ou de qual antes do que o outro. O Karate é um Caminho na vida.


10.
Dará frutos quando associado à vida quotidiana

A capacidade da àgua para permanecer inalterável, a flexibilidade das àrvores durante a tempestade, são exemplos que a natureza nos dá da sua sabedoria. Aprendamos dela. O Karate é uma Arte natural, devemos integrar-nos com o companheiro e aperfeiçoar-nos juntos.


11.
O karate é igual a água quente: se não recebe calor constantemente arrefece

O treino deve ser constante durante toda a nossa vida. Só assim nos formaremos como pessoas e como artistas marciais. Se deixarmos de treinar, o nosso karate irá “arrefecendo” gradualmente.


12.
Não pense em vencer, mas não pense em derrota

Devemos manter sempre o respeito pelo nosso adversário e não nos deixar intimidar pela sua corpulência ou pela sua reputação. Aceitar a derrota antes de lutar não deve ser feito nunca. Lutaremos com precauções e sem excessos de confiança.


13.
Mude a sua posição conforme o tipo de adversário

Estratégia. Devemos estudar o nosso adversário: a sua velocidade, os seus pontos fortes e fracos, a sua preparação, etc., e assim tentar fazer-lhe frente nas melhores condições possíveis.


14.
A luta depende do bom motivo da teoria In e You

Durante o combate estamos expostos a fintas, a ataques enganosos por parte do nosso adversário. O verdadeiro e o falso entrelaçam-se no Kumite. Preparemos para reagir correctamente. Devemos sempre fazer imperar a nossa táctica.


15.
Imagine que os seus membros são espadas

Pensar desta maneira durante um combate fará com que as nossas técnicas sejam mais fortes e as do adversário desçam de intensidade.


16.
Para o homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários

No Karate, como na vida, empreender alguma coisa coadjuva a possibilidade de fracassar. Mantenhamos o espírito alertado e precavido e actuemos sempre com honestidade e constância.


17.
No princípio, os seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais

As posições que são aprendidas quando somos principiantes, deverão evoluir com a aprendizagem. Aquele “kamae” um pouco concentrado deverá tranformar-se numa guarda natural, lógica, da que partem técnicas velozes.


18.
A prática de fundamentos deve ser correta. Enquanto em uso torna-se diferente

Sem dúvida alguma os katas de Karate são uma boa base técnica para o kumité, uma vez desenvolvidas as técnicas que nos katas aparecem. As suas possibilidades são infinitas, mas o combate é outra história. O kata tem personalidade própria, desenvolve e aperfeiçoa a técnica e o estado mental (o que nos será proveitosos para o combate), mas devemos sempre diferenciá-lo do combate no seu estado puro.


19.
Domínio do seu corpo na coordenação, na força, na velocidade e elasticidade

No combate não devem adivinhar-nos. Devemos sempre tratar de surpreender o adversário: diferentes encadeamentos e diferentes ritmos.


20.
Estudar, criar e aperfeiçoar-se constantemente

Devemos adaptar o Karate à nossa personalidade e modo de ser. A experiência há-de dizer-nos que técnicas julgamos que funcionam melhor em nós do que outras; temos que estar a adaptar-nos de uma maneira contínua e a evoluir com conhecimento. Nunca deixemos de variar as técnicas.


1 comentário: